PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR





25/04/2018 (Quarta-Feira)
PERÍODO ATIVIDADE
10h00 às 17h00 Credenciamento
XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Docentes dos Cursos de Secretariado
10h00 às 12h30 Mesa Redonda: Atuais Desafios para Formação do Profissional de Secretariado

Objetivo do tema: Discutir sobre as competências desenvolvidas durante a formação e a especialização do profissional de secretariado e a inserção deste no mercado de trabalho. Que olhar a formação do secretariado deve ter, diante das transformações dos modelos de gestão que os negócios vêm passando e da necessidade desse espaço profissional ter diferenciais competitivos para garantir reconhecimento, pela sociedade?

Membros da Mesa: Representante do MEC, Executivo de Organização, Profissionais de Secretariado da Área Privada e da Área Pública.
12h30 às 13h30 Intervalo para almoço
13h30 às 17h00 Apresentação dos Trabalhos Selecionados no Concurso para Docentes: Quais competências desenvolvidas, comprovadamente, impactam positivamente no desempenho profissional do egresso, formado por esta Instituição?

Objetivo do concurso: Estimular o compartilhamento de práticas educacionais que contribuem efetivamente, para a excelência das competências profissionais e que contribuem para a inserção do profissional no mercado de trabalho, com consciência do seu papel na gestão de resultados organizacionais. Coordenação: FENASSEC
19h00 às 20h00 Abertura oficial do XX CONSEC
20h00 às 21h00 Palestra Magna: Mercado de Trabalho: Desafios e Tendências

Objetivo do tema: Refletir sobre a relevância da mudança de postura e de atitude, diante de um mundo em constante transformação. Nas últimas décadas o mundo dos negócios vem passando por profundas transformações, obrigando significativas mudanças no modelo de gestão e formas de trabalho, assim os trabalhadores devem acompanhar esse processo, para atender as atuais demandas e para a manutenção da empregabilidade.
21h00 às 22h00 Apresentação Cultural + Coquetel
Exposição de Obras na Área Secretarial e Visitação a Estandes


26/04/2018 (Quinta-Feira)
PERÍODO ATIVIDADE
09h00 às 10h00 Abertura dos Trabalhos e Apresentação das Delegações
09h00 às 17h00 Exposição dos Trabalhos na Categoria Pôster e Visita aos Estandes
10h00 às 11h00 Palestra: Competências do Profissional Inovador

Objetivo do tema: Refletir sobre o conjunto de competências que o profissional deve ter, para corresponder aos atuais desafios da organizaçãoque trabalha, bem como entender o que vem sendo exigido pelo mercado de trabalho. Baseado nessa reflexão estabelecer a trilha de desenvolvimento, visando estar preparado para assumir as demandas futuras e manter a empregabilidade, com domínio do exercício profissional e espaço ocupacional.
11h00 às 12h00 Palestra: Sonhar, Focar e Conquistar

Objetivo do tema: Conscientizar o profissional de secretariado sobre a relevância de ter metas claras, traçar estratégias, agir e monitorar periodicamente os resultados, para corrigir possíveis desvios e conquistar seus objetivos. O mundo é dos que realizam e não dos que aguardam as realizações, por isso, ter estratégias claras e definidas é o primeiro passo para transformar sonho em meta e trilhar rumo a conquista.
12h00 às 13h30 Intervalo para o almoço
13h30 às 14h00 Momento de Integração
14h00 às 16h00 Painel: Desafios do Mundo do Trabalho

Objetivo do tema: Explorar as tendências de novas formas de trabalho, impactos das mudanças na legislação trabalhista, bem como o papel do trabalhador diante desse cenário.
16h00 às 16h30 Coffee
16h30 às 18h30 VII SIMISEC – Simpósio Internacional de Secretariado
Palestra Internacional – Seja Assistente Parceira do Executivo
18h30 às 19h00 Encerramento dos trabalhos do dia, networking e visita aos estandes


27/04/2018 (Sexta-Feira)
PERÍODO ATIVIDADE
09h00 às 18h30 VIII Fórum Nacional e II Internacional de Debates sobre Competências Bases para Exercício Profissional de Excelência
09h00 às 09h30 Abertura dos Trabalhos
Momento de Integração
09h30 às 11h00 Painel: Qualidade no Exercício Profissional: avaliação e diagnóstico

Objetivo do tema: Compreender as características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações e exercício profissional, que atingem às demandas do modelo de gestão de excelência e resultados organizacionais.
11h00 às 12h00 Palestra: Nove Passos Rumo a Excelência de Performance

Objetivo do tema: Promover o debate sobre composição de critérios de excelência para o exercício profissional de secretariado, alicerçado na trilogia: atribuições essenciais da profissão, demandas dos Stakeholders e atuação com excelência na cadeia de valor.
12h00 às 13h30 Intervalo para o almoço
13h30 às 14h00 Momento de Integração
14h00 às 16h00 Prática Orientada: Tema para Discussão: Bases para Exercício Profissional de Excelência

Objetivo do tema: Compartilhar fundamentos e identificar critérios de excelência, visando estimular os profissionais de secretariado a desenvolver o seu planejamento para uma atuação: alinhada, integrada e direcionada, às expectativas das partes interessadas nessa atividade profissional, contribuindo para a cadeia de valor e excelência dos resultados organizacionais. Apresentar competências diferenciadas para atuação profissional de excelência. Enumerar indicadores de desempenho que contribuem para resultados organizacionais.
16h00 às 16h30 Coffee
16h30 às 17h30 Painel: Bases para Exercício Profissional de Excelência

Objetivo do tema: Apresentar competências diferenciadas para atuação profissional de excelência. Enumerar critérios e indicadores de desempenho que servirão de base para diagnóstico e avaliação da atuação da profissão de secretariado.
17h30 às 18h30 Encerramento dos trabalhos do dia, networking e visita aos estandes




28/04/2018 (Sábado)
PERÍODO ATIVIDADE
09h00 às 12h00 XX CONSEC
09h00 às 09h30 Abertura dos Trabalhos
Momento de Integração
09h30 às 11h00 Trabalhos Científicos

Apresentação dos Três Artigos Classificados

Premiação: Artigos e Pôsteres - Classificados
11h00 às 12h00 Palestra: Estratégias para Alcançar Excelência Profissional

Objetivo do tema: Despertar motivação para arregaçar as mangas, sair da posição de vítima e lutar pelo que acredita, fazer valer sua decisão profissional e ter orgulho de si próprio. Analisar pontos fortes e fracos, visando potencializar o que é bom e melhorar o que ainda necessita de desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento.
12h00 às 12h40 Apresentação da Sede do XXI CONSEC
- Encerramento dos trabalhos do XX CONSEC


PALESTRANTES


Karina Rebelo Hofstatter

Master coach pelo Behavioral Coaching Institute. Bacharel em Administração de Empresas (Feevale), Especialista em Estratégias de Marketing – foco em vendas; Docente de RH, TGA, Qualidade em Serviços, Marketing em Serviços. Formação via SBDG - Coordenação de grupos e desenvolvimento de liderança. Diretora da Provoko Desenvolvimento Profissional e da CRK Associados Ltda. Especialista em Neuroliderança e Neurocoaching pelo IBC. Coordenadora do Curso Líder Cocriativo na Extensão da Unisinos. Consultora credenciada do Sebrae em Propriedade Intelectual.

Simara Rodrigues

Sócia-fundadora da SecGlobal - Secretariado sob demanda, Coordenadora do curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Paulista (UNIP), docente nas disciplinas específicas do curso, idealizadora e cofundadora do Comitê de Secretariado Executivo do DF, membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado (GPISEC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Coautora do livro “Os Segredos para o Sucesso pessoal e Profissional”. Certificada no curso “Cenário e Atuação em Relações Institucionais” pelas Instituições PUCSP/IAG PUC/UFMG, pós-graduada MBA em Gerência de Projetos pela Escola de Administração e Negócios (ESAD), Bacharel em Secretariado Executivo pela UPIS e Bacharel em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada - AIEC. Atuou por 17 anos na assessoria de executivos de alta Direção e atualmente dedica-se a inspirar e orientar pessoas em busca de uma carreira baseada em realização, felicidade e sucesso.


Luciana Nunes de Oliveira

Possui graduação em Secretariado Executivo Trilingue - Port/Ing/Franc pela Universidade Federal de Viçosa (2007), MBA em Logística Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é secretária executiva da Universidade Federal de Santa Maria (desde 2010). Tem experiência na área de Secretariado Executivo e Administração. Já atuou como assistente de exportação na região moveleira de Ubá (MG). É autora de artigos na área de concursos públicos para o cargo de secretário executivo nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Cátia Berger Rolim

Pós-graduada em Docência no Ensino Superior e Gestão de Desenvolvimento Humano, respectivamente pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul -IERGS e pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA. Graduada em Secretário Executivo Bilíngue, também, pela ULBRA. Experiência de 14 anos como assessora aos órgãos de administração, fiscalização e comissões de uma entidade fechada de previdência complementar. De 2012 a 2017,  membro da Comissão Técnica Regional Sul de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar- ABRAPP. Na gestão 2015/2020, Diretora de Finanças, Sindicato das Secretárias e Secretários no Estado do Rio Grande do Sul-SISERGS. Colaboradora do Informativo mensal do SISERGS. 


Márcia Siqueira

Especialista em Gestão Empresarial. Atua na área de consultoria empresarial e educacional há 21 anos, tendo como principais realizações, na área empresarial: assessoria a gestão, com foco nas médias e pequenas empresas, em soluções para estratégias do negócio, otimização das rotinas administrativas, melhorias de processos para produtividade e desenvolvimento de competências de equipe; na área educacional: assessoria e desenvolvimento de projetos pedagógicos para cursos técnicos (presencial e EAD) e de graduação; professora universitária, palestrante e instrutora nas áreas de liderança, comportamento organizacional e administrativa em vários Estados no Brasil e em projetos desenvolvidos em Moçambique e Cabo Verde. Atuou por 17 anos na atividade profissional de secretariado, em empresas de grande porte.

Sócia Diretora da SEED – Soluções Empresariais e Educacionais Dirigidas

Assessora Técnico e Profissional – FENASSEC – Federação Nacional das Secretárias e Secretários

Consultora Educacional – Grupo NT – Sistema de Ensino

 

 

Andréa Konzen

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como docente e pesquisadora na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e como pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas áreas de: Inteligência Artificial com ênfase em Agentes Inteligentes e Informática na Educação e Informática Médica.  Trabalha nos grupos de pesquisa - Sistemas Computacionais de Apoio a Educação - (UNISC) e - LELIC - Estudos em Linguagem, Interação e Cognição - (UFRGS). Foi coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UNISC durante 10 anos e presidiu comissões internas de  discussão de projeto político pedagógico do Curso e suas reformulações. É representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 


CRISTIANE MURARI DOS SANTOS DE ARAÚJO

Secretária Executiva, Pós-graduada em Gestão Inovadora de Pessoas e em Libras

Profissional com larga experiência em assessoramento executivo a Presidentes e Diretores de grandes e médias empresas

know how em gestão de rotina secretarial, eventos e viagens

Fundadora da Confraria das Secretárias do RS

Ex-Presidente do Comitê de Secretárias Executivas da Amcham/RS (Câmara Americana de Comércio).

Sócia-fundadora da empresa As Secretárias Assessoria Profissional, empresa especializada em facilitar a vida das pessoas.

Professora, Palestrante e entusiasta da profissão.

Cora Fernanda de Faria Lima

Cora Fernanda de Faria Lima – Assistente Executiva

Formada em Direito (UNIP), possui MBA em Assessoria Executiva e Secretariado (UNINTER). Atualmente, e é pós graduanda em Psicologia Organizaciona (UNIARA).

Formação Executiva em Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em Comunicação Assertiva e Eficaz pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Negociação Estratégia e Gestão de Conflitos pelo INSPER.

Sua trajetória profissional passa por organizações de vários segmentos, como varejo,  jurídico, prestação de serviços, siderurgia, agências de marketing e publicidade. Atualmente trabalha na área de mídia e comunicação.

Tornou-se colunista do site administradores.com, abordando assuntos da área e dividindo sua escrita com nomes de destaque da área do secretariado executivo. Coautora do Blog SECRETARIE-SE.