CONCURSOS DOCENTES



REGULAMENTO - MODALIDADE CONCURSO DOCENTES


Quais competências desenvolvidas, comprovadamente, impactam positivamente no desempenho profissional do egresso, formado por esta instituição?

Este Regulamento tem como objetivo comunicar as orientações, normas e demais informações pertinentes para a submissão de trabalhos que relatem experiências implantadas e vivenciadas por docentes em cursos de formação em secretariado, no período de 2011 a 2016, para apresentação no XX CONSEC, a ser realizado no período de 25 a 28 de abril de 2018, com tema: “Secretariar: Desafio Atual e Visão de Futuro”, no Centro de Eventos FIERGS, Avenida Assis Brasil, 8787, Bairro Sarandi – CEP: 91140-001 − Porto Alegre – RS.

O concurso tem caráter de integração e compartilhamento de práticas de êxito na formação do secretariado e comprovado atendimento às exigências do mercado de trabalho, visa divulgar e premiar experiências de qualidade levadas a efeito por docentes que atuam na formação do profissional de secretariado.

1.1. Estimular o compartilhamento de práticas educacionais que contribuem efetivamente, para a excelência das competências profissionais e que contribuem para a inserção do profissional no mercado de trabalho, com consciência do seu papel na gestão de resultados organizacionais.
2.1. Poderão inscrever-se – na edição 2018 – pessoas físicas, docentes, que atuam na formação da profissão de secretariado, técnico (nível médio), tecnólogo e bacharel (graduação).

2.2. Os trabalhos deverão versar sobre experiências implantadas e vivenciadas, que comprovadamente propiciaram a inserção do profissional de secretariado no mercado, eliminando a concorrência sem habilitação profissional, pela sua consciência e comprovação das competências técnicas.

2.3. Todo trabalho será inscrito por uma só pessoa, mesmo que tenha a colaboração de outros em sua execução. Cada professor poderá inscrever uma única experiência que tenha sido realizada a partir de 2011 e que possa ser comprovada. A experiência poderá ser de cunho interdisciplinar ou não.
3.1. Na apresentação de seu trabalho o autor deverá atender ao seguinte:

a) Justificativa.
b) Explicitar fundamentação teórica, para o objetivo do concurso.
c) Apresentar o caso objeto de estudo/análise, com elementos que possam comprovar a afirmação de que a excelência das competências profissionais e que contribuem para a inserção do profissional no mercado de trabalho.
d) Explicar a metodologia e práticas que alicerçaram a obtenção dos resultados apresentados.
e) Apontar o tempo de realização da experiência.
f) Relatar o ano e turma na qual aplicou a experiência.
g) Citar a bibliografia de referência.

3.2. O trabalho deve ser enviado em formato PDF, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples e o texto não deve passar de 10 páginas, podendo ser acompanhado de vídeo, PowerPoint ou apresentação em Prezi.

3.3. Identificação no corpo do trabalho, somente no Arquivo 1- nome completo do autor e coautores, bem como endereço eletrônico e entidade/instituição educacional que representam.

NOTA: Na versão para avaliação da Comissão de Avaliação (Arquivo 2), NÃO deverá constar a identificação do autor ou autores, sob pena de desclassificação, pois a avaliação se dará por “Blind Review”, ou seja, sem a identificação dos autores. Por essa razão, certifique-se de que seu trabalho não contenha identificação explícita (nome digitado no corpo do trabalho ou em seu resumo) nem identificação oculta
4.1. O trabalho deverá ser encaminhado por meio eletrônico, para o email: marcia.siqueira@seedorganizacional.com.br, em dois arquivos distintos:

Arquivo 1, identificação do arquivo: título, ponto, versão com identificação (exemplo: Agente de Mudança.versão com identificação).

Arquivo 2, identificação do arquivo: título, ponto, versão sem identificação (exemplo: Agente de Mudança.versão sem identificação).

4.2. Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail até 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos - horário oficial de Brasília) do dia 20/02/18, por meio do e-mail: marcia.siqueira@seedorganizacional.com.br, com a seguinte referência no campo ASSUNTO: XX CONSEC TRABALHOS MELHORES PRÁTICAS – DOCENTES.

4.3. Cabe aos autores e/ou coautores inserirem seus emails de forma correta no momento da submissão dos artigos, pois é através dele que toda a comunicação será feita.

4.4. Não serão aceitos artigos enviados após o horário estabelecido no item 4.2.

4.5. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia corretos, pois a versão enviada será definitiva e caso haja erros, será passível de não serem selecionados.

4.6. Antes do envio, se certifique de que seus arquivos não estejam infectados por vírus, eliminando-os cuidadosamente, com antivírus atualizado.
5.1. A Coordenação Geral irá nomear uma Comissão de Avaliação, com profissionais especializados na área em questão.

5.2. Cada trabalho será avaliado por pelo menos três avaliadores, utilizando o sistema “blind review”, a fim de assegurar o anonimato dos autores dos trabalhos e preservar o resultado do processo. A decisão da Comissão Avaliadora é soberana.

5.3. A Comissão de Avaliação julgará somente os trabalhos que cumprirem as normas de formato e prazo.

5.4. Dos critérios de avaliação:

a) Pertinência das experiências relatadas.
b) Sua adequação e aplicabilidade às exigências ao mercado de trabalho.
c) Competências comprovadamente desenvolvidas e apresentadas.
d) Caráter inovador e identificador de prática pedagógica diferenciada.
6.1. A Coordenação Geral informará o autor ou o primeiro autor sobre classificação e/ou seleção e/ou não aceitação dos trabalhos até o dia 20/03/18. Esta mensagem deverá ser respondida com a confirmação da apresentação trabalho durante o XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Docentes dos Cursos de Secretariado.

6.2. Os três melhores trabalhos avaliados serão classificados para apresentação durante o XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Docentes dos Cursos de Secretariado, na seguinte ordem 3o lugar, 2o lugar e 1o lugar, no dia 25/04/18, no horário das 13h30, com previsão de 35 minutos para cada apresentação. A apresentação dos trabalhos classificados dar-se-á somente mediante a confirmação da inscrição do autor ou de pelo menos um dos coautores, e não poderá ser apresentado por outra pessoa que não seja autor e/ou coautor.

6.3. A coordenação do evento disponibilizará projetor multimídia que poderá ser utilizado durante a apresentação do trabalho classificado.

6.4. Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do XX CONSEC, em mídia eletrônica.

6.5. Os premiados receberão certificados de participação, como:

a) Certificado de Participação no Evento;
b) Certificado de Menção Honrosa;
c) Certificado de Apresentador.

6.6. A apresentação estará condicionada ao pagamento da taxa de inscrição do autor e/ou coautor no evento até 24 de abril de 2018. O Apresentador dos trabalhos classificados não terá direito a nenhum tipo de devolução do valor pago pela inscrição, caso haja impossibilidade de estar presente no dia e horário previsto para a apresentação, independente da natureza do fato que o levou a ausentar-se no período em questão.
7.1. A Coordenação Geral se abstém de todas e quaisquer responsabilidades quanto às informações de autoria, informados no ato da submissão do trabalho.

7.2. A hospedagem, transporte e alimentação serão de inteira responsabilidade dos autores e coautores que tiverem seus trabalhos classificados e/ou selecionados para apresentação durante o evento.

7.3. Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Coordenação- Geral. Quaisquer dúvidas encaminhe-as para o seguinte e-mail: marcia.siqueira@seedorganizacional.com.br, com a seguinte referência no campo ASSUNTO: XX CONSEC TRABALHOS MELHORES PRÁTICAS – DÚVIDAS.